quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fixe é não fumar…


No passado dia 17 de novembro, o nosso Agrupamento comemorou mais um dia de extrema importância… o Dia Mundial do Não Fumador.
Alertados para a importância deste tema, os nossos jovens desenvolveram atividades que os levaram a refletir sobre os efeitos do tabaco nas suas vidas e consequências futuras que daí podem advir.
Assim, os alunos foram envolvidos na construção e elaboração de materiais para decoração do Agrupamento, sensibilização do mesmo e enriquecimento pessoal. Foram elaborados os toalhetes para colocar nos tabuleiros das cantinas, cartazes com mensagens e um cigarro gigante de onde pendem os seus constituintes e efeitos nocivos no organismo e na sociedade.
Paralelamente, foram dinamizados os espaços da escola através de uma selecção musical acerca do tema e mensagens de sensibilização através da Rádio.
Contámos ainda com a presença da UCC – Lousada, nomeadamente através das Senhoras Enfermeiras Alexandra e Estela que orientaram uma palestra acerca dos hábitos nocivos do tabagismo e outras drogas. E, como forma de complemento e síntese da informação transmitida, foi realizada, nas aulas de DT/ Tutoria uma sensibilização através de PowerPoint, vídeos e jogos didácticos… tudo em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Após este dia, todos juntos percebemos que nunca é tarde nem demais alertar para estas questões, uma vez que o vício pode transformar as nossas ideias e conhecimentos em negociações pessoais, pois a pessoa “pensa” que controla tudo, mas na realidade, é apenas controlada por substâncias como a Nicotina!


Sem comentários:

Enviar um comentário